Projeto: Caminhando
pela Sustentabilidade
Justificativa
Ensinar o educando a produzir ao invés de consumir e gastar, aprendendo
a obter o que precisa no presente sem comprometer a estrutura necessária para
que as futuras gerações possam viver dignamente está dentre as principais
competências da escola do presente século. Os estudos ambientais recentes e sua
respectiva veiculação na mídia têm feito com que estudantes e professores
conheçam a realidade ambiental local e global,seus problemas emergentes,e a necessidade
de ações urgentes em favor de sua recuperação e proteção.
Sabendo que a transformação dos seres humanos acontece dentro do viver a
vida cotidiana, a escolas constitui como espaço ideal para envolver crianças, adolescentes
e jovens com o ambiente escolar em sua totalidade, com destaque para os espaços
externo: vegetação,canteiros ,jardins e restauração com áreas livres e
inadequadamente aproveitadas ou ociosas.Assim,é preciso considerar este espaço
como sendo o início de um sólido aprendizado que conduzirá á criação de uma
consciência sustentável e a um relacionamento consciente e responsável entre o
homem e a natureza.Assim,através do projeto passaremos a pensar o espaço
escolar como espaço de sustentabilidade.
Dentre as ações previstas destacamos a produção / construção /
restauração e compreensão e socialização de conhecimentos, á produção de verduras,chás,legumes
e flores no espaço escolar, modificação/ampliação do jardim, horta e plantas
medicinais plantaremos em pequenos vasos feitos com garrafas pet algumas
plantas não comestíveis para diferenciação de comestível e imprópria para
consumo. Na restauração de cerâmicas e madeiras usamos caixas e vasos de
cerâmicas, entre outros possíveis e que se fizerem necessários sugeridos pelo
coletivo escolar ou por ele aprovados.
Disciplinas Envolvidas:
Todas as
disciplinas artes, ciências, educação física, geografia, história, língua portuguesa,
matemática, ensino religioso, AVD e AVP.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover o
desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e
comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas
sustentáveis na escola.
Objetivos Específicos:
Promover
momentos de estudo e reflexão que levem o estudante a constituir-se e sentir-se
agente e sujeito do meio e do ambiente em que está inserido, reconhecimento a
interdependência e interrelação entre o homem e o meio ambiente para melhor
conhecê-lo,respeitá-lo,recuperá-lo e preservá-lo.
Conhecer
metodologia para a criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos
que possibilitam o homem habitar a terra sem destruí-la;criar espaços
aprazíveis para os alunos;incentivar a produção e consumo de produtos orgânicos
visando uma melhora na qualidade dos alimentos e incentivando-os a uma alimentação
saudável,Otimizar a utilização dos espaços escolares,transformando a escola num
laboratório de construção de saberes,de apropriação dos conteúdos produzidos e
sistematizados ao longo da história,experienciando-os na pratica escolar.
Conteúdos:
Construir o conceito de meio
ambiente, ecologia, globalização, permacultura, sustentabilidade e de escola
sustentável.
Qualidade de vida (hábitos atitude e
comportamentos que promovam uma vida saudável, como consumo de alimentos
naturais e a utilização de agrotóxicos:
Lixo:produção,destinação,redução..;
Espaços de reaproveitamento dos
recursos naturais e de transformação de
resíduos para posterior utilização,tais como:horta, jardim,chá
medicinais,viveiro de muda , restauração e minhocário para o aproveitamento do
humos.
Delimitação de espaços, medidas,tamanhos,
formatos;
Produção, coleta e venda ;
Localização (espaço,tempo..);
Registro das atividades com
fotos e filmagens.
Metodologia
O projeto proposto será guiado
pela metodologia participativa, e currículo funcional natural cujas ações
permitem a atuação efetiva dos participantes,
valorizando seus conhecimentos e
experiências, envolvendo-os nas discussões, identificação e soluções para as
insuficiências e necessidades suscitadas para saber olhar e transformar seu
espaço, criar ações e mobilizar as pessoas e a comunidade.
Os estudos dos conteúdos
curriculares serão fundamentados na concepção pedagógica, enfatizando conceitos
relacionados á sustentabilidade,
Ecologia e permacultura. Para
interpretar e usufruir das produções culturais e expressar e comunicar suas
idéias, alunos e professores se utilizarão das diferentes linguagens: verbal ,
temporal,corporal.
Recursos:
Humanos: Alunos, professores, direção,
funcionários da escola,famílias e voluntários da comunidade.
Materiais do uso comum: terra, sementes,
enxada, pá, adubo, água, mangueira, vídeos, vegetais, pedras, areia, recipientes
plástico para a realização do minhocário, minhoca, garrafas pet, corda arame, barbante,
tinta, pincel, revistas, madeiras, caixotes, cerâmicas, bambu, jornal, casca
de ovo, embalagem de ovo, pneus,
caixas de madeira, caixas de
embalagem,veículo de transporte para realização de visitas de estudos.
Registros:
O processo será registrado
através: de produção, relatório, roteiro, dissertação, poesia, convite,
bilhete, agradecimento, entrevista, diálogo, registros fotográficos, filmagem e
gravações.
Avaliação:
O projeto será avaliado através
da participação e envolvimento de todos os alunos, professores, comunidade
escolar e voluntários; pelo resultado das ações propostas realizadas e
principalmente,pela construção dos conhecimentos pelos alunos ao longo das
atividades.
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