Projeto


Projeto: Caminhando pela Sustentabilidade

Justificativa
Ensinar o educando a produzir ao invés de consumir e gastar, aprendendo a obter o que precisa no presente sem comprometer a estrutura necessária para que as futuras gerações possam viver dignamente está dentre as principais competências da escola do presente século. Os estudos ambientais recentes e sua respectiva veiculação na mídia têm feito com que estudantes e professores conheçam a realidade ambiental local e global,seus problemas emergentes,e a necessidade de ações urgentes em favor de sua recuperação e proteção.
Sabendo que a transformação dos seres humanos acontece dentro do viver a vida cotidiana, a escolas constitui como espaço ideal para envolver crianças, adolescentes e jovens com o ambiente escolar em sua totalidade, com destaque para os espaços externo: vegetação,canteiros ,jardins e restauração com áreas livres e inadequadamente aproveitadas ou ociosas.Assim,é preciso considerar este espaço como sendo o início de um sólido aprendizado que conduzirá á criação de uma consciência sustentável e a um relacionamento consciente e responsável entre o homem e a natureza.Assim,através do projeto passaremos a pensar o espaço escolar como espaço de sustentabilidade.
Dentre as ações previstas destacamos a produção / construção / restauração e compreensão e socialização de conhecimentos, á produção de verduras,chás,legumes e flores no espaço escolar, modificação/ampliação do jardim, horta e plantas medicinais plantaremos em pequenos vasos feitos com garrafas pet algumas plantas não comestíveis para diferenciação de comestível e imprópria para consumo. Na restauração de cerâmicas e madeiras usamos caixas e vasos de cerâmicas, entre outros possíveis e que se fizerem necessários sugeridos pelo coletivo escolar ou por ele aprovados.

Disciplinas Envolvidas:
Todas as disciplinas artes, ciências, educação física, geografia, história, língua portuguesa, matemática, ensino religioso, AVD e AVP.

Objetivos
Objetivo Geral:
Promover o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, valores e comportamentos com foco na sustentabilidade, mediante a implantação de práticas sustentáveis na escola.

Objetivos Específicos:
Promover momentos de estudo e reflexão que levem o estudante a constituir-se e sentir-se agente e sujeito do meio e do ambiente em que está inserido, reconhecimento a interdependência e interrelação entre o homem e o meio ambiente para melhor conhecê-lo,respeitá-lo,recuperá-lo e preservá-lo.
Conhecer metodologia para a criação de ambientes produtivos, sustentáveis e ecológicos que possibilitam o homem habitar a terra sem destruí-la;criar espaços aprazíveis para os alunos;incentivar a produção e consumo de produtos orgânicos visando uma melhora na qualidade dos alimentos e incentivando-os a uma alimentação saudável,Otimizar a utilização dos espaços escolares,transformando a escola num laboratório de construção de saberes,de apropriação dos conteúdos produzidos e sistematizados ao longo da história,experienciando-os na pratica escolar.

Conteúdos:
  Construir o conceito de meio ambiente, ecologia, globalização, permacultura, sustentabilidade e de escola sustentável.
Qualidade de vida (hábitos atitude e comportamentos que promovam uma vida saudável, como consumo de alimentos naturais e a utilização de agrotóxicos:
Lixo:produção,destinação,redução..;
Espaços de reaproveitamento dos recursos naturais  e de transformação de resíduos para posterior utilização,tais como:horta, jardim,chá medicinais,viveiro de muda , restauração e minhocário para o aproveitamento do humos.
Delimitação de espaços, medidas,tamanhos, formatos;
Produção, coleta e venda ;
Localização (espaço,tempo..);
Registro das atividades com fotos e filmagens.



Metodologia



O projeto proposto será guiado pela metodologia participativa, e currículo funcional natural cujas ações permitem a atuação efetiva dos participantes,
valorizando seus conhecimentos e experiências, envolvendo-os nas discussões, identificação e soluções para as insuficiências e necessidades suscitadas para saber olhar e transformar seu espaço, criar ações e mobilizar as pessoas e a comunidade.
Os estudos dos conteúdos curriculares serão fundamentados na concepção pedagógica, enfatizando conceitos relacionados á sustentabilidade,
Ecologia e permacultura. Para interpretar e usufruir das produções culturais e expressar e comunicar suas idéias, alunos e professores se utilizarão das diferentes linguagens: verbal , temporal,corporal.


Recursos:
Humanos: Alunos, professores, direção, funcionários da escola,famílias e voluntários da comunidade.
Materiais do uso comum: terra, sementes, enxada, pá, adubo, água, mangueira, vídeos, vegetais, pedras, areia, recipientes plástico para a realização do minhocário, minhoca, garrafas pet, corda arame, barbante, tinta, pincel, revistas, madeiras, caixotes, cerâmicas, bambu, jornal, casca
de ovo, embalagem de ovo, pneus, caixas de madeira, caixas de  embalagem,veículo de transporte para realização de visitas de estudos.



Registros:

O processo será registrado através: de produção, relatório, roteiro, dissertação, poesia, convite, bilhete, agradecimento, entrevista, diálogo, registros fotográficos, filmagem e gravações.



Avaliação:

O projeto será avaliado através da participação e envolvimento de todos os alunos, professores, comunidade escolar e voluntários; pelo resultado das ações propostas realizadas e principalmente,pela construção dos conhecimentos pelos alunos ao longo das atividades.














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